Culote aprenda a disfarçá-los!
Culote é o acúmulo de gordura nas laterais dos quadris. Esse mal afeta milhões de mulheres em toda parte do mundo e pouquíssimos homens, em proporção (somente aqueles que sofrem de obesidade mórbida). E o que fazer? A lipoaspiração resolve os casos mais graves. O bom senso e algumas dicas de se vestir podem ajudar também.
Mulheres com culotes grandes geralmente têm corpo em formato de pêra (pois lembra a fruta): tronco estreito e abdômen avantajado. A não ser que esteja obesa, quando tudo ganha volume, quem tem culotes grandes tem pouco peito.
Alguns tipos de peças devem ser eliminados dos armários das mulheres com culotes:
• Calças com pernas afuniladas: elas se estreitam em direção ao tornozelo aumentando os quadris (já avantajados).
• Calças com pernas retas: a largura da barra não compensa a da cintura, destacando os quadris.
• Calças capri: o tamanho curto destaca mais os quadris. Se os tornozelos forem finos, então, acentuam ainda mais os culotes visualmente.
• Saia com corte enviesado: o tecido gruda nos quadris e nas pernas, destacando as cadeiras.|
• Casacos e blazers curtos e com recortes: os detalhes terminem na altura dos quadris.
• Blusas e agasalhos cache-coeur ou transpassadas: elas desviam o olhar do peito para os quadris, assim como os cardigãs compridos, que terminam exatamente na altura dos culotes.
Dica: deixe de lado para sempre as calças com detalhes exatamente localizados na cintura, como passantes de cinto, rebites, bolsos e outros.
Mulheres com culotes conseguem um belo efeito, ou seja, consegue diminuí-los visualmente, vestindo:
• Calça boca-de-sino: a largura da barra compensa a da cintura. Mas não serve aquelas justas nos quadris.
• Pantalonas: a caída do tecido solto oculta a protuberância.
• Saias com cortes evasê e da linha "A": o diâmetro da saia aumenta da cintura em direção aos tornozelos, disfarçando a protuberância lateral das pernas.
• Casaco sete-oitavos com abertura evasê: provocam o mesmo efeito da saia com corte "A".
• Casaco sete-oitavos com lapela grande: a abertura nos ombros equilibra a largura dos quadris.
• Blusas que modelam o abdômen e terminam acima dos quadris são ideais.
• Blusas com gola barca, ou canoa: a linha do decote contrabalança a largura dos quadris.
• Malha curta que revela um pouco da barriguinha: disfarça o problema dos culotes, desviando o olhar para o abdômen. Deve ser acompanhada de saia ou calça de cintura baixa, não muito justas. A malha curta também não deve ser apertada.
Como esconder braços volumosos?
O clima quente revela muitas imperfeições da silhueta. Por exemplo, os braços grossos. O que fazer? As confecções praticamente nunca se lembram de criar modelos que disfarcem o problema. Blusas sem mangas possuem poucas padronagens, que normalmente, destacam os "braços fortes".
Já que não há muito que se fazer, o jeito é procurar evitar os modelos de blusas e vestidos que mais destacam o problema e procurar as poucas alternativas que ajudam a disfarçá-lo.
Evite:
Sabe aquelas blusinhas com uma pequena manguinha, que funcionam como detalhe? Esqueça-as. Inclusive as regatas. A explicação é lógica. A primeira faz com que a pequena maguinha fique esticada sobre os braços, destacando-os. E a segunda, os exibe totalmente.
Outros modelos proibidos para quem sofre com este problema, são: a frente única e as blusas de mangas bufantes (em alta no inverno 2006), o elástico na manga pressiona a gordura do braço fazendo-o parecer uma salsicha amarrada!
Para os vestidos, valem as mesmas regras, ou seja, deixe de lado os tubinhos de alcinhas, com mangas bufantes (mesmo que leves) e com manguinhas pequenas.
Na hora de enfeitar os braços com bijuterias, resista à tentação de usar braceletes e pulseiras largas.
Prefira:
Camisetas de mangas compridas ou três-quartos, pois elas encobrem os braços largos. Cuidado apenas para que as mangas não fiquem muito justas.
Blusas com uma certa transparência e punhos soltos ou com cavas maiores (parte que fica sob as axilas), ambos proporcionam mais leveza aos braços, disfarçando-os.
Invista em vestidos acinturados com mangas, de preferência largas, como as de boca-de-sino. É a mesma razão de quem tem coxas grossas: a boca de sino equilibra o volume das coxas e dos braços.
Destaque as partes mais finas de seus braços usando pulseiras delicadas.
Dica definitiva: pessoas com braços largos deveriam usar somente blusas e vestidos com mangas compridas, no mínimo, três-quartos.
Barriguinha: como esconder
O que é que as gordinhas e as magrinhas têm? Barriguinha. Poucas mulheres podem se orgulhar de ter uma genética privilegiada e ter a barriga firme ou podem ficar horas e horas na academia malhando. Todas as outras cansam de lutar contra essa inimiga da silhueta e deixam a gordurinha perdurar e crescer. O jeito é disfarçá-la.
BLUSAS
Nota zero: todos os modelos que sejam aderentes, porque as ondulações ficam nítidas. As blusinhas curtinhas e justas, com ou sem manga, também devem ficar fora do seu armário, pois elas terminam exatamente onde o pneu principal, aquele que fica abaixo da cintura, começa. Abandone também o hábito de usar blusas por dentro da calça e jamais exiba a sua barriga mesmo que esteja na moda!
Boa pedida: modelos que fiquem para fora da calça ou saia e cubram ligeiramente a barriga. Corpetes com tecidos firme e sustentação escondem a saliência, assim como as batas e blusas justas no busto e largas na altura da barriga. Outras excelentes opções são as blusas franzidas na frente, pois deixam a dúvida se o volume frontal é da roupa ou da barriga, e o cachê-coeur ou as transpassadas.
VESTIDOS
Nota zero: abandone os justos. Eles só valorizam sua silhueta de pêra.
Boa pedida: siga as mesmas recomendações para as blusas. Modelos transpassados e tipo império, que têm a parte de cima com decote quadrado ou corselete. Vestidos retos e soltos ou com cintura baixa também são ótimas pedidas.
SAIAS
Nota zero: modelos com a cintura franzida. Adivinhe por quê? Elas dão volume onde você não precisa. Saias retas são inadequadas, pois para servir você terá que comprar uma que fique na altura da barriga, fazendo a região parecer ainda maior.
Boa pedida: saia envelope ou com cintura baixa ou com a frente um pouco drapeada (o detalhe desvia o olhar da barriga).
CALÇA JEANS
Nota zero: modelos justos, pois quando você se senta a barriga pula! As barrigudinhas também devem evitar as calças com cintura baixa, porque deixam a barriga totalmente solta.
Boa pedida: calças tipo alfaiataria com zíper lateral, reta e sem detalhes na frente. Lingeries modeladoras ajudam muito. Mas se você não fica sem o tradicional modelo jeans, compre calças com cintura baixa um número maior que o seu.
CASACO
Nota zero: qualquer modelo com cinto, tipo parka ou capa de chuva. Você parecerá um colchão amarrado.
Boa pedida: blazers curtos e acinturados, porque a cintura justa faz a parte inferior do casaco se abrir sobre a barriga, disfarçando-a. Tailleurs e conjuntos cuja parte de cima cubra parte da de baixo, são bons também.
ACESSÓRIOSInvista em lenços, colares e detalhes que desviem a atenção para o pescoço e colo.
Em resumo:
Não vista blusas com tecidos colantes e brilhantes que chamam a atenção para a região do abdômen.
Não vista blusas curtinhas.
Não use cintos apertados.
Decotes quadrados e corseletes, tanto para blusas como para vestidos, são excelentes.
Na praia ou na piscina: prefira maiôs.

A Dieta da Moda: truques para parecer mais magra!
Gordinha pode usar cores fortes?
Vamos ver a pergunta que a Victória Pires deixou no meu blog no Portal R7, veja só:
Olá, Gustavo! Antes de mais nada, parabéns pelo teu trabalho! Pois bem, eu tenho 17 anos, 1,74m e acima do peso. Adoro calças jeans e regatas. Minha pergunta é: que modelo de vestidos fica melhor para o meu corpo e só posso usar preto? Tem aquele tabu que cores fortes engordam. Me ajude! Beijos e obrigada
Querida Victória,
Esse é o típico tabu que precisa ser quebrado, hoje em dia a maioria dos tipos físicos podem usar todas as cores só devem prestar atenção em algumas coisas:
Toda mulher pode investir nas cores fortes, tudo depende de onde a cor é colocada. No seu caso, invista nos acessórios coloridos! Colares verticais grandes, que criam uma linha central no corpo e afinam a silhueta, bolsas coloridas usadas de mão (para não agregar volume ao corpo) e lenços coloridos ou estampados, que atraem olhar para o rosto são ótimos exemplos.
O próprio vestido pode ser colorido, mas a modelagem deve ajudar. Procure peças que tenham decote V e marcação império ou cintura mais alta. A região abaixo dos seios costuma ser a mais estreita do corpo e marcar esse local significa chamar atenção para a parte mais magra.
Evite apenas vestidos muito fluidos, largos ou apertados demais e com cores fortes e estampas grandes junto. Isso realmente aumenta o tamanho.
Como usar estampas?
Mais importante do que saber qual estampa está na moda é conhecer os principais efeitos que causam nas roupas para descobrir a melhor padronagem e, principalmente, onde a estampa fica bem em você.
Tecidos estampados sempre chamam mais atenção e, por conseqüência, atraem o olhar para a região do corpo onde são usados. Na parte superior, valorizam os ombros e destacam o volume dos seios e, na parte de baixo, chamam a atenção para os quadris e bumbum.
Se você quer esconder alguma parte do seu corpo, uma estratégia bacana é usar a estampa na região oposta. Ao atrair o olhar para ela você estará desviando a atenção de onde quer passar despercebida! Por exemplo, as mulheres que têm quadris largos podem usar a estampa na parte superior do corpo e optar por uma calça lisa em tom mais escuro. Neste caso, a estampa vai valorizar o tórax e esconder o volume dos quadris.
Há duas variáveis que determinam se uma estampa aumenta ou não o volume do corpo: o tamanho do desenho e a cor predominante do fundo. As estampas menores de fundo escuro, com temas de flores pequenos ou pois, são as melhores para gordinhas. Estampas de fundo claro, com grandes florais e geométricas, devem ser evitadas. E não estamos falando de moda, mas de física ótica! O contorno das formas torna-se mais visível pelo reflexo da cor mais clara e pela sombra de suas curvas projetadas no próprio pano, parecendo maiores. Numa grande estampa floral ou de bolas, a tendência do cérebro é ver as imagens ao redor - no caso, o perfil corporal - no mesmo formato. Assim, toda a silhueta fica redonda.
A combinação de duas estampas requer bom senso e é um passo para o excesso. Para que a mistura resulte elegante, deve haver harmonia nos desenhos e unidade de tons. Quanto menor o contraste melhor o resultado! Outra dica é escolher uma das estampas para ser a principal e usar a outra como complemento, bem mais discreta. Essa combinação é muito elegante, por exemplo, numa risca de giz discreta com outra listra ou estampa maior em destaque.
Para atualizar qualquer visual básico uma estampa da estação nos acessórios cai muito bem. Para aumentar a versatilidade escolha aquelas cujos tons combinam com a maioria de suas roupas, geralmente os tons terrosos, preto e branco ou os tons quentes típicos do verão.
Como disfarçar pernas grossas com as saias?
Olá Gustavo, Tudo bem? Gosto muito das suas dicas e adoro os seus quadros na Rede Record, assisto sempre que posso.
Gostaria muito que você me ajudasse na escolha de uma saia. Sou apaixonada por essa peça, principalmente as minissaias jeans e rodadas. Porém, como estou um pouco acima do peso,minhas pernas são grossas e por causa das gordurinhas têm aquele "efeito gelatina" quando balançam. Então, por favor me ajude, qual o melhor tipo de saia para o meu corpo? E quanto aos vestidinhos, quais tipos eu posso usar também para disfarçar as pernas grossas?
Obrigada Ate mais
Efeito Gelatina foi engraçado, viu Camilinha! Mas calma que tem solução.
Mulheres com as pernas grossas devem usar peças que mostrem exatamente a parte mais fina da perna, para criar a ilusão de algo longilíneo. Por isso, invista em saias com comprimento no joelho ou pouco abaixo para deixar a parte mais inferior (e mais fininha) aparecendo.
Nos vestidos a regra é a mesma, inclusive porque os muito curtinhos e agarrados ainda marcam mais ainda a parte de trás das coxas.
Invista em tecidos fluidos com um caimento que tenha movimento ou em leve evasê e cuidado com saias que afunilam em direção aos pés, que deixam o quadril mais largo.
Outra opção é você entrar com tudo na onda das maxi saias! Aproveite para usar a moda que favorece seu tipo físico e se preocupe menos com os defeitinhos e mais em como destacar o que tem de ponto forte no seu corpo. Assim, você será mais feliz!
Como a gordinha deve usar o cinto?
"Olá Gustavo, tenho um pouco de barriga mas gostaria de saber se fica bem usar eu usar cinto na cintura ou embaixo dos peitos."
Querida Gysele,
A grande maioria das mulheres tem na região imediatamente abaixo dos seios a parte mais estreita do corpo (inclusive porque geralmente o quadril é mais largo). Nesse caso, apertar a roupa nessa ocasião com o cinto ou com modelos tipo impéio é interessante pois marca uma região mais magra.
Mas você deve ajustar abaixo do seio (sem apertar demais!) e usar uma peça que caia soltinha, tipo bata ou evasé, pata não marcar a barriga. O comprimento também deve ser mais largo que a linha do quadril para não mostrar a barriguinha!
Os cintos largos ficam bem e estão na moda, mas cuidado com os modelos de elástico, a ideia não é apertar o corpo e sim ajustar a roupa à silhueta.
Gordinha pode usar vestido de babado?
Mulheres de 40 anos podem usar saia e vestido de babado? Para quem está com corpo acima do peso e um pouco de barriga.
Querida Simônia,
Os babados são legais por dar movimento à produção e independem da idade, mas podem agregar ainda mais volume ao corpo, por isso precisam ser usados com cautela!